terça-feira, 3 de julho de 2012

Semana de 4 a 8 de Junho

Aula nas salas de:

1º ano A

Pesquisa na sala de informática, sobre a locomoção dos animais:
Pesquisa no site:
http://pt.scribd.com/doc/2522867/Seres-Vivos-Animais



2º Ano A

Pesquisar sobre por que devemos Reciclar?



2º B

Vamos pesquisar sobre a Vida do pai da Aviação.

3º A
Pesquisar sobre as duas Luas de Marte, um aluno trouxe essa curiosidade.

3º B
Pesquisar sobre como usamos a nossa VISÃO.


31 de Maio 5ºs Anos


5º A

Atividades:
Cruzadinha e Produção de Texto





5º B Atividades sobre a Curiosidade sobre os nomes das Estações do Ano

Curiosidade:
Foi no Império Romano que as estações receberam os nomes que usamos até hoje:
Primavera: primo vere ou “na primeira estação”.
Verão: derivado de primavera, veranum tempus ou “tempo primaveral”.
Outono: autúmum
Inverno: hibernum
(fonte: Revista Ciência Hoje para Crianças e Dicionário Houaiss)


Vamos aprender a Música: 4 estações: 



5° C
 Atividade de fixação.







5º D
Atividade de Fixação


Observe a figura e construa uma redação sobre a Importância da Tecnologia, mediante todo o conhecimento adquirido nas aulas.
Descrição: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/707708/gd/129225203737/A-importancia-das-Tecnologias-Educacionais-na-sala-de-aula.jpg
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Semana de 28 de maio a 1 de Junho

Aulas nas salas:
1º A

Fazer pesquisas na internet, jornais ou revistas, figuras de animais domésticos ou selvagens, construção de um painel, exposição para a escola.

2º A
 Fazer pesquisas em jornais e revistas sobre o Meio Ambiente, confecção de um cartaz com frases impactantes e recolher as pesquisas que fizeram sobre as receitas e elaborar um livro de receitas.

2º B

Fazer um painel com explicações e figuras sobre os Meios de Transportes estudados.


3º A


Atividade sobre os planetas e suas caracteristicas.



3º B

Atividade sobre os órgãos do Corpo Humano

25 de Maio

5º ano D Tecnologia

Pesquisa sobre os avanços da Tecnologia


História da tecnologia
história da tecnologia é quase tão antiga quanto a história da humanidade, e se segue desde quando os seres humanos começaram a usar ferramentas de caça e de proteção. A história da tecnologia tem, consequentemente, embutida a cronologia do uso dos recursos naturais, porque, para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de qualquer coisa, do uso de um recurso natural adequado. A história da tecnologia segue uma progressão das ferramentas simples e das fontes de energia simples às ferramentas complexas e das fontes de energia complexas, como segue:
As tecnologias mais antigas converteram recursos naturais em ferramentas simples. Os processos mais antigos, tais como arte rupestre e a raspagem das pedras, e as ferramentas mais antigas, tais como a pedra lascada e a roda, são meios simples para a conversão de materiais brutos e "crus" em produtos úteis. Os antropólogos descobriram muitas casas e ferramentas humanas feitas diretamente a partir dos recursos naturais.
A descoberta e o conseqüente uso do fogo foi um ponto chave na evolução tecnológica do homem, permitindo um melhor aproveitamento dos alimentos e o aproveitamento dos recursos naturais que necessitam do calor para serem úteis. A madeira e o carvão de lenha estão entre os primeiros materiais usados como combustível. A madeira, a argila e a rocha (tal como a pedra calcária) estavam entre os materiais mais adiantados a serem tratados pelo fogo, para fazer as armas, cerâmica, tijolos e cimento, entre outros materiais. As melhorias continuaram com a fornalha, que permitiu a habilidade de derreter e forjar o metal (tal como o cobre, 8000 aC.), e eventualmente a descoberta das ligas, tais como o bronze (4000 a.C.). Os primeiros usos do ferro e do aço datam de 1400 a.C..
Descrição: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b5/F16c.jpg/280px-F16c.jpg
Descrição: http://bits.wikimedia.org/static-1.20wmf5/skins/common/images/magnify-clip.png
Avião de caça F-16 Falcon
As ferramentas mais sofisticadas incluem desde máquinas simples como a alavanca (300 a.C.), o parafuso (400 a.C.) e a polia, até a maquinaria complexa como o computador, os dispositivos de telecomunicações, o motor elétrico, o motor a jato, entre muitos outros. As ferramentas e máquinas aumentam em complexidade na mesma proporção em que o conhecimento científico se expande.
A maior parte das novidades tecnológicas costumam ser primeiramente empregadas na engenharia, na medicina, na informática e no ramo militar. Com isso, o público doméstico acaba sendo o último a se beneficiar da alta tecnologia, já que ferramentas complexas requerem uma manufatura complexa, aumentando drasticamente o preço final do produto.
energia pode ser obtida do vento, da água, dos hidrocarbonetos e da fusão nuclear. A água fornece a energia com o processo da geração denominado hidroenergia. O vento fornece a energia a partir das correntes do vento, usando moinhos de vento. Há três fontes principais dos hidrocarbonetos, ao lado da madeira e de seu carvão, gás natural e petróleo. O carvão e o gás natural são usados quase exclusivamente como uma fonte de energia. O coque é usado na manufatura dos metais, particularmente de aço. O petróleo é amplamente usado como fonte de energia (gasolina e diesel) e é também um recurso natural usado na fabricação de plásticos e outros materiais sintéticos. Alguns dos mais recentes avanços no ramo da geração de energia incluem a habilidade de usar a energia nuclear, derivada dos combustíveis tais como o urânio, e a habilidade de usar o hidrogênio como fonte de energia limpa e barata.
Nos tempos atuais, os denominados sistemas digitais tem ganhado cada vez mais espaço entre as inovações tecnológicas. Grande parte dos instrumentos tecnológicos de hoje envolvem sistemas digitais, principalmente no caso dos computadores.

Dia 25 de Maio

5º ano C

Pesquisa e aula explicativa sobre as fases e faces da Lua.


As quatro fases principais do ciclo são:
Lua Nova:
Lua e Sol, vistos da Terra, estão na mesma direção, isto acontece quando a face visível da Lua não recebe luz do Sol, pois os dois astros estão na mesma direção. Nessa fase, a Lua está no céu durante o dia, nascendo e se pondo aproximadamente junto com o Sol.
Lua Quarto-Crescente:
Lua e Sol, vistos da Terra, estão separados de 90°. A Lua nasce meio-dia e se põe meia-noite , tendo a forma de um semi-círculo .
Lua Cheia
Lua e Sol, vistos da Terra, estão em direções opostas, separados de 180°, nesta fase toda a face visível está iluminada. A Lua está no céu durante toda a noite, nasce quando o Sol se põe e se põe no nascer do Sol.
Lua Quarto-Minguante
a Lua está a oeste do Sol, que ilumina seu lado voltado para o leste , está aproximadamente 90° a oeste do Sol, e tem a forma de um semi-círculo.
Rotação da Lua:
À medida que a Lua orbita em torno da Terra, completando seu ciclo de fases, ela mantém sempre a mesma face voltada para a Terra, indicando que o seu período de translação é igual ao período de rotação em torno de seu próprio eixo.
O sistema Terra-Lua sofre influência gravitacional do Sol e dos planetas.


Dia 25 de maio

5° ano B

Aula explicativa sobre as estações do Ano


ESTAÇÕES DO ANO


Estações do Ano
Grande parte de nossa vida gira em torno do clima e consequentemente das estações do ano: quando crianças logo nos acostumamos com as férias de verão e as de inverno, no mundo dos esportes, também temos aqueles que são praticados no verão e os que são praticados no inverno, e a agricultura então, depende muito do clima para ser bem sucedida e consequentemente abastecer nossa mesa com frutas, legumes e verduras.
Mas como se formam as estações do ano? Por que quando é verão aqui, em outras partes do mundo está fazendo um tremendo frio?  É o que vamos saber agora!!!!
O astrônomo polonês Nicolau Copérnico, que viveu de 1473 a 1543, depois de muito estudo, muitos cálculos e observações descobriu que a Terra gira em torno do Sol, gerando um movimento chamado de translação e é este movimento que tem como principal consequência a mudança das estações.
Tudo acontece de uma forma muito sincronizada: a medida que a Terra gira em torno do Sol, o eixo terrestre (linha reta que une os polos norte e sul ) fica ligeiramente inclinado em relação ao plano do movimento. Por causa desta inclinação, a luz e o calor do Sol não chegam com a mesma intensidade em todos os pontos da Terra ao longo do ano. Dependendo da época do ano, o hemisfério sul pode receber mais calor solar do que o hemisfério norte. Neste caso, é verão no sul e inverno no norte. Quando é o hemisfério norte que recebe mais calor, é verão no norte e inverno no sul.
Outro fator que modifica à medida que mudam as estações do ano é a posição do Sol no céu e a inclinação dos raios solares. Fica fácil compreender isso com um exemplo: se você estiver em uma praia do hemisfério sul, ao meio dia, no início do verão, com certeza estará sentindo muito calor e isso ocorre porque os raios solares estarão chegando quase perpendiculares ao chão, portanto incidindo diretamente sobre você. Em função disso sua sombra também não fica visível, pois é projetada para baixo. Mas... Outra pessoa que esteja no mesmo instante no hemisfério norte, verá sombras imensas, indicando que os raios solares estão chegando um pouco inclinados, assim, nesta área é o início do inverno.
·         Primavera
·         Verão
·         Outono
·         Inverno
 
Curiosidade:
Foi no Império Romano que as estações receberam os nomes que usamos até hoje:
Primavera: primo vere ou “na primeira estação”.
Verão: derivado de primavera, veranum tempus ou “tempo primaveral”.
Outono: autúmum
Inverno: hibernum
(fonte: Revista Ciência Hoje para Crianças e Dicionário Houaiss)

Dia 25 aula nos 5ºs Anos

5º ano A Pesquisa sobre:

História do Futebol


A história moderna do futebol tem cerca de 150 anos.

Tudo começou precisamente no ano de 1863, quando na Inglaterra se separaram o "rugby-football" e a "Association Football", para se fundar a mais antiga do mundo: A "Football Association".
Bola de futebol do século 19Os dois tipos de jogo tinham praticamente as mesmas raizes. Conhecemos desta pré-história pelo menos uma dezena de fatos diferentes divulgados pelos meios de comunicação. Evidentemente, as vezes pode-se contestar certas deduções, mas algumas coisas são claras: a "bola" se jogava com os pés a pelo menos 1000 anos atrás e não existe nenhum motivo para considerar o jogo com o pé como sua forma secundária degenerada do jogo "natural" com as mãos.
 
O INICIO

Pelo contrario: Apesar da necessidade de ter que lutar com todo o corpo (incluindo também pernas e pés) pela "Bola" em um grande tumulto geral sem regras, parece que, no começo, se considerava uma coisa extremamente dificil e, por tanto, muito hábil, dominar a bola com o pé. A forma mais antiga, que se pode considerar como demonstração deste ponto de vista "cientifico", representa a tal prova de habilidade.
Origens do FutebolEla remonta a China do século 3 e 2 antes de nossa era. Mais precisamente na época da dinastia de Han, existe um livro de instruções militar no qual figura, parte dos exercicios fisicos, o Tsuh Kuh. Uma bola de couro enxertada com plumas e pelos teria que ser lançada com o pé a uma pequena rede, com uma abertura de 30 a 40 cm, cercada de varas de bambu. Uma mostra de habilidade que requeria seguramente muita destreza e técnica.
 
Outra versão seria a qual os jogadores estavam obstaculizados no caminho até a meta, podendo jogar a bola com pés, peito e ombros, menos com as mãos, tendo que salvar os ataques da equipe contraria. De modo que a técnica artistica da bola dos jogadores atuais não é uma coisa tão nova como muitas vezes se supõe.

Do Oriente provem outra forma diferente, a uns 500 a 600 anos mais tarde e que se joga todavia, ainda hoje. É um tipo de futebol em circulo, menos espetacular, más digno e solene. É um exercicio cerimonial, que também exige certa habilidade. Em uma superficie relativamente pequena, os "jogadores" teem que passar a bola uns aos outros sem ter que deixar cair no chão.

Muito mais animados eram os "Epislciros" gregos, da qual se sabe relativamente pouco, e os "Harpastum" romano.

Os romanos tinham uma bola e duas equipes jogando em um terreno retangular, limitado com linhas de marcação e dividido com uma linha mediana. A bola teria que ser lançada atrás da linha de marcação do adversario.

Este esporte foi muito popular entre os anos 700 e 800. Os romanos introduziram este jogo na Bretanha e pode ser considerado como precursor do futebol, igualmente o "Hurling", que era muito popular entre a população Celta e que se pratica, ainda hoje, em Cornwell na Irlanda. De todas as maneiras, o jogo "decisivo" que hoje conhecemos, tem sua origem na Inglaterra e Escocia.
Fonte: Site da FIFA e www.campeoesdofutebol.com.br

Atividade do site Smartkids

Durante as aulas...

1º A Animais, os alunos ficaram muito curiosos sobre como é a locomoção dos animais...
Surgiu a dúvida sobre Por que os cangurus pulam?

2º A Meio Ambiente, os alunos perguntaram sobre o que podemos fazer com o resto de comida, surgiu a ideia de confeccionar um livro de receitas com resto de alimentos.

2º B Meio de Transporte, os alunos questionaram sobre como surgiu o avião, como surgiu, quem construiu, como aconteceu?...vamos pesquisar...

3º A Universo, os alunos questionaram sobre como funciona a Lua? Vamos pesquisar

3 º B ÓRGÃOS DO SENTIDO, os alunos questionaram diversas coisas sobre o corpo, como por exemplo, como a comida se transforma, como vemos, como falamos...

21 A 25 DE MAIO

3ºB  ÓRGÃOS DO SENTIDO

PESQUISA SOBRE OS ÓRGÃOS DO SENTIDO:

5 (CINCO) SENTIDOS


5 (cinco) Sentidos
Você está brincando no jardim e  uma linda borboleta passando na sua frente. Em seguida sente o cheirinhodaquele bolo maravilhoso que só a mamãe sabe fazer, você até sente o gosto, mas como ainda não dá para saboreá-lo,ouve seu amigo chamar e sai correndo na direção dele, ao se aproximar, ele mostra uma caixa de brinquedo e pede que você descubra qual é este brinquedo através do tato... São muitas sensações ao mesmo tempo e nós só conseguimos captar todas elas através dos órgãos dos sentidos, estruturas complexas que nos ajudam a perceber o meio em que vivemos e são essenciais para a maioria das tarefas que realizamos. Vamos agora caracterizar cada um dos órgãos dos sentidos.
Começando pela pele, que é o órgão responsável pelo tato e tem funções importantes, como manter os órgãos internos isolados do meio ambiente, ajudar no controle da temperatura do corpo eliminando o suor, proteger contra a invasão de micróbios que prejudicam o organismo, etc. Na pele que reveste os dedos há linhas tênues que formam as digitais, que são diferentes de uma pessoa para outra, portanto é uma característica pessoal.
O órgão responsável pela audição é o ouvido, que é uma estrutura complexa com a função de perceber os sons. As orelhas compõem a parte externa do ouvido e funcionam como um radar, captando todos os tipos de sons. O ouvido é muito sensível e sons muito aos podem provocar perdas auditivas... Portanto, tenha muito cuidado ao ouvir música em volume muito alto, pois isso pode ser prejudicial para você!
Com relação ao sentido do paladar, o órgão responsável é a língua, que identifica o sabor dos alimentos através das papilas gustativas, assim, em cada região da língua distingue-se um sabor. Quando você sente o cheiro de algum alimento que parece estar muito saboroso e diz que “dá água na boca”, pode crer que é verdade: isso acontece porque com o cheiro nosso organismo se prepara para comer e por isso libera mais saliva, dando a sensação de água na boca.
E por falar sentir em cheiro, sua percepção tem relação com o sentido doolfato e o órgão responsável é o nariz. Este órgão possui receptores que distinguem o tipo de cheiro e envia as informações para o cérebro, que guarda essa informação e quando cheiramos novamente a mesma coisa, de imediato essa memória é acionada para sua identificação. O olfato pode também servir de alerta sobre algum perigo próximo, como o cheiro de fumaça, que pode indicar um incêndio ou mesmo quando sentimos um cheiro diferente do normal em alimentos indicando que estão estragados.
Finalmente chegamos ao sentido da visão, cujos órgãos responsáveis são os olhos. Nossos olhos são muito sensíveis e precisam de proteção contra poeira e outros elementos que podem prejudicá-los, daí a importância das pálpebras, sobrancelhas e cílios que fazem essa proteção.  
Curiosidades
·         A pele é o maior órgão do corpo humano e corresponde 16% do peso corporal.
·         O químico alemão Adolf Butenandt, descobriu que muitos animais liberam moléculas invisíveis e voláteis na época do cio para atrair o sexo oposto. A estas moléculas o cientista deu o nome deferomônios.
·         Qualquer som de 90 decibéis para cima pode causar danos à audição, podendo inclusive pode ocorrer a surdez.

SEMANA DE 21 A 25 DE MAIO

3º A UNIVERSO

ATIVIDADE EXPLICATIVA SOBRE O UNIVERSO


UNIVERSO


Universo
A palavra universo (do latim universus, "todo inteiro", composto de unus e versus).
Conjunto de estrelas, planetas, galáxias e outros astros celestes inseridos no sistema espaço-temporal que obedecem às leis da física. Não sabemos o tamanho do nosso Universo porque ele é muito vasto para ser medido. Ele pode ser infinitamente grande ou conter outros Universos.
A teoria do "Big Bang" tenta explicar sua origem. Os astrônomos ponderam que seria lógico assumir que tudo começou com uma grande bola de fogo que se expandiu para formar o Universo.
Para os cientistas, tudo o que existe no universo veio de uma bolha que, há cerca de 10 ou 20 bilhões de anos, surgiu em um tipo de "sopa" quentíssima e começou a crescer, dando origem a toda a matéria que conhecemos.
Essa bolha era formada de partículas de luz (fótons) e outras partículas minúsculas, que se criavam e se destruíam o tempo todo. Os cientistas chamam essa teoria que tenta explicar a origem de todas as coisas de Big-Bang, expressão em inglês que quer dizer "Grande Explosão".
Mas nem todos os cientistas concordam sobre detalhes do Big-Bang. Uns acreditam que a matéria existente no universo formou primeiramente as galáxias, que ficaram tão grandes que se quebraram e os pedaços viraram as primeiras estrelas. Outros acham que ocorreu o contrário: primeiro surgiram as estrelas e, aos poucos, elas foram se juntando e formaram as galáxias.
Há outras teorias para explicar a origem do universo, mas por enquanto o Big-Bang é a teoria mais aceita.

Curiosidades
  • Os astronautas crescem quando estão no espaço.
  • Urano foi, originalmente, chamado de George em homenagem ao Rei George III da Grã-Bretanha.
  • Netuno foi o primeiro planeta do nosso sistema solar a ser descoberto pelos matemáticos.
  • Urano é o único planeta que rota pelos lados, e Vênus, o único que gira ao contrário.
  • A primeira criatura enviada ao espaço foi Laika, uma pequena cadela russa.
  • A órbita da Lua ao redor da Terra caberia perfeitamente dentro do Sol.
  • Embora os astronautas do Apollo usassem uma caneta especial de gravidade zero, no final da década de 1960, um mito urbano dizia que aNASA gastou milhões de dólares tentando desenvolver uma caneta que funcionasse no espaço, enquanto os russos usavam um lápis.
 PESQUISA E PASSATEMPOS NO SITE http://www.smartkids.com.br/especiais/universo.html

SEMANA DE 21 A 25 DE MAIO

2º ANO B MEIOS DE TRANSPORTES

VAMOS PESQUISAR SOBRE OS MEIOS DE TRANSPORTES


MEIOS DE TRANSPORTE


Meios de Transporte
Seja na cidade ou no campo, na praia ou na fazenda, para passear, trabalhar, ir à escola ou ao supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte.
Além de ser fundamental para transportar pessoas, os diversos meios de transporte são importantíssimos para levar de um lugar para o outro diversos tipos de carga como alimentos, matéria prima para produção de vários produtos, medicamentos etc.
Os meios de transporte são classificados da seguinte forma: terrestres (ferroviário, rodoviário e metroviário), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e aéreo.
Agora vamos conhecer mais sobre cada um desses meios de transporte:
Terrestres:
Carro
Metrô
Trem

Aquáticos:
- Barco
Navio
- Submarino

Aéreos:
Avião
- Helicóptero

Curiosidades:
Na primavera de 1896, dois Droschkes (tipos de carruagem) começaram a ser operados por um alemão conhecido como Dütz, na cidade de Stuttgart. Em maio de 1897, Friedrich Greiner inaugurou um serviço rival. Na verdade, os veículos de Greiner foram os primeiros verdadeiros táxis. Eram veículos a motor equipados com taxímetro, outra novidade criada ali. Antes, os passageiros precisavam acertar o preço da corrida com o motorista. Já os taxímetros tinham um dispositivo ligado às rodas que media a distância percorrida. A novidade logo se espalhou por outras cidades da Europa, e dali para o mundo.
(fonte: Guia dos Curiosos) 
MEIO AMBIENTE 2ºANO A

PESQUISA E EXPLICAÇÃO SOBRE RECICLAGEM


Reciclagem 
Reciclagem de lixo, plástico, reciclagem de alumínio, reciclagem de papel, 
respeito ao meio-ambiente, coleta seletiva de lixo, reciclagem de plástico
 
Símbolo Internacional da reciclagem

  
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
 Sacolas feitas com papel reciclável
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.
 Símbolos da reciclagem por material

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc.), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

SEMANA DE 21 A 25 DE MAIO

1º ANO A ANIMAIS 21 DE MAIO

A SALA ESTA MUITO ANIMADA COM O TEMA ANIMAIS, E HOJE FAREI MA EXPLICAÇÃO SOBRE ANIMAIS DOMÉSTICOS E SELVAGENS.

FAZER A ATIVIDADE PROPOSTA, COMO EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO.