quarta-feira, 25 de abril de 2012

3º Ano A

Esta turminha esta amando fazer as pesquisas, dentro da sala a professora construiu um painel de curiosidades, assim cada semana um ggrupo de alunos traz algo que achou interessante para dividir com os cologas.
Suas curiosidades são sobre as invenções, por que e quando surgiram.
Como o avião, a luz elétrica, a escola o cemitério...
Com as pesquisas recolhidas escolhemos, quem inventou o avião e por que.


Alberto Santos-Dumont
Ficheiro:Alberto Santos-Dumont portrait.jpg
Quem inventou o avião?
À primeira vista, a resposta para essa pergunta nos parece bastante simples: quem inventou o avião foi Santos Dumont, é claro! No entanto, a resposta para essa pergunta não é tão simples como parece. Se fizermos a mesma pergunta a um norte-americano ele provavelmente responderá: quem inventou o avião foram os Irmãos Wright, é claro! Notamos, então, que existe uma polêmica no ar.
Orville Writ e Wilbur Wright eram dois fabricantes de bicicletas dos Estados Unidos que construíram a aeronave Flyer, uma máquina de 300 quilos e motor de 12 cavalos. Em 17 de dezembro de 1903, os irmãos norte-americanos afirmaram ter voado por 260 metros com sua invenção em uma praia do Estado da Carolina do Norte, nos EUA, não levantando vôo por propulsão própria, uma vez que não possuía rodas, mas sendo lançado ao ar do alto de uma colina. No entanto, não há testemunhas que comprovem esse feito, sendo ele comunicado à imprensa e ao governo locais apenas por um telegrama.
Com receio de terem sua invenção roubada, uma vez que pretendiam patentear e depois vender o projeto do avião, os Irmãos Wright cortaram contatos com o mundo até 1908, ano em que inquestionavelmente provaram sua experiência com o vôo em uma demonstração na França na qual percorreram, para a época, incríveis 124 quilômetros, ainda que sem levantar vôo por meios próprios.
Alberto Santos Dumont, brasileiro nascido no estado de Minas Gerais, era um engenheiro que não possuía formação acadêmica na área, mas que, no entanto, foi muito importante para o desenvolvimento tecnológico de seu tempo, sendo o responsável por invenções como o Balão Dirigível e o Relógio de Pulso, além de sua polêmica invenção do avião.
Santos Dumont, em 23 de outubro de 1906, pilotando o 14-Bis, aeronave por ele projetada, decolou por propulsão própria no Campo de Bagatelle em Paris e voou por 60 metros a uma altura de quase de 3 metros, sendo o feito observado por diversas testemunhas, sendo inclusive registrado em filme.
Até hoje existe uma polêmica a respeito da invenção do avião e não se sabe quem deve ser considerado o “Pai da Aviação”, pois muitos estudiosos do tema afirmam que todas as circunstâncias levam a crer que foram os irmãos Wright que pela primeira vez voaram com um objeto mais “pesado que o ar”, enquanto outros afirmam que não há provas que confirmem isso, devendo ser esse título concedido a Santos Dumont, uma vez que foi ele o primeiro voar com testemunhas, além de ser o pioneiro na invenção de um avião que podia subir por meios próprios.
De toda essa polêmica, podemos tirar como resposta que o desenvolvimento tecnológico não é obra de apenas um homem, mas sim é o acúmulo do trabalho e pesquisa de diversas pessoas que geram certo produto, em determinado momento. Portanto, devemos deixar de lado essa polêmica a respeito se foram os Irmãos Wright ou Santos Dumont os inventores do avião e sim reconhecer que tanto os norte-americanos quanto o brasileiro são grandes pioneiros da aviação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário